Akemi e as 40.000 almas
Deixando a China, Xena e Bórias foram um pouco mais ao oriente, até o Japão, onde resgataram a jovem Akemi, filha de um nobre do lugar, e pretendiam leva-la de volta pelo resgate. Xena e Bórias combinaram um ponto de encontro e Xena partiu com Akemi até a casa de seu pai. No caminho, Xena e Akemi foram tornando-se amigas, o que levou Xena a ensinar os pontos de pressão para Akemi. Infelizmente para Xena, Akemi usou esse golpe para matar seu pai, Yodushi, para vingar seus entes queridos mortos por ele, e em seguida suicidou-se. O último pedido de Akemi foi que Xena depositasse suas cinzas ao lado do tumulo de seu avô. Xena estava indo cumprir o desejo quando foi atacada por nativos, que consideravam Akemi uma pecadora por seu assassinato. Na luta, as cinzas de Akemi se desperçaram e Xena, enfurecida, começou um incêndio que matou 40.000 pessoas. Esse incêndio foi o passaporte de saída do Japão para Xena e Borias.
Alti e as Amazonas
Em sua busca por novas conquistas, Xena e Borias chegaram às terras das Amazonas da Sibéria. Este grupo de valentes mulheres era liderado pela rainha Cyane, uma amazona de grande coragem e habilidades para a batalha. Era comum nesta época que a aliança entre Xena e Borias se consolidasse pela conquista de reinos e impérios, as Amazonas então, parecia um bom partido. A relação com Borias continuava igual, dentro do possível, amantes ardentes e companheiros de conquistas, no entanto, algo mudou quando Xena conheceu uma misteriosa mulher chamada Alti. Alti havia sido uma amazona que ocupava um rol muito importante dentro de sua sociedade, ela era uma xamã, uma espécie de sacerdotisa muito poderosa. Contudo, o fascínio por parte de Alti pelo lado obscuro das almas fez com que ela fosse expulsa da tribo e obrigada a viver sozinha e isolada. Foi durante sua passagem pelas terras Amazonas que Xena se encontrou com Alti. A misteriosa xamã era acompanhada por uma jovem amazona chamada Anokim, com quem Xena imediatamente estabeleceu um forte vínculo que inclusive mais tarde fez com que Xena fosse, a sua procura nas terras Amazonas dos mortos, tal como fez com Gabrielle.
Alti era hábil e propôs a Xena um plano difícil de realizar. Ela lhe daria um poder muito além do imaginável e a transformaria na "Destruidora de Nações", desde que Xena a ajudasse a acabar com a vida das Amazonas, para que desse modo conseguisse o poder espiritual que tanto havia buscado. Então Xena aceitou. Foi durante este período de convivência com as Amazonas, que Xena aprendeu muito sobre a cultura amazona e adquiriu novas habilidades. Xena teve a oportunidade de se converter em uma amazona, a rainha Cyane constantemente lhe dizia que ela tinha todas as qualidades para ser uma de suas irmãs, isso era, deviam conviver em paz e sempre trabalhar pelo bem de todos, não pelo individual, isso por suposto não estava nos planos de Xena, ela obviamente não ia aceitar.
Xena depois de aceitar a proposta de Alti para matar as Amazonas, hipocritamente se fez passar por amiga delas por um tempo. Foi durante um encontro com as Amazonas que Xena levou a cabo sua matança. Xena era hábil, com os conhecimentos adquiridos com as próprias Amazonas, em questão de minutos acabou com a vida de cada uma das Amazonas. Cyane foi à última a morrer, suas últimas palavras foram: Por quê? Xena fria como um bloco de gelo, não sentiu nenhum remorso a respeito, ao contrário, estava feliz, pois agora a promessa de Alti vivaria realidade, agora ela se tornaria a Destruidora de Nações.